Mensagem do Presidente

Na Escola reside uma boa parte do património que recebemos e que nos auxilia na construção da nossa personalidade. É aí também que adquirimos as ferramentas principais que, ao longo de toda a nossa vida, nos vão ajudar a desenvolver competências, a ir mais longe no nosso projeto pessoal.

Quando falamos da Escola, é a vida que está em causa, a vida que começa a ser construída na sala de aula; esse projeto maior que tem em vista cidadãos mais competentes, mas sobretudo mais felizes, com maior sentido de responsabilidade civil, moral, social e política.

Agora, que já nos situamos num patamar democrático em que a Escola é um direito, ela tem de ser verdadeiramente para todos. Cabe-nos, juntamente com o resto da comunidade, garantir que às palavras corresponde uma realidade. É esse o intuito do projeto School4all-Caminha, criado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020).

Elaborámos o projeto, candidatámo-lo e garantimos a sua aprovação. Conseguimos. E a palavra-chave é “sucesso”. Queremos que as nossas crianças, os nossos jovens, tenham sucesso na sua aprendizagem, um sucesso sustentado no bem-estar. Um sucesso que é inclusivo, que compreende a integração de todos, dos mais e dos menos dotados, dos que esperam ansiosamente pelo primeiro dia de aulas e dos que ainda não descobriram que a Escola é muito mais do que conteúdos, é a alegria do conhecimento, a riqueza do convívio. É todo um mundo de novos horizontes que se abre. É uma grande aventura, uma aventura global.

Para isso organizámos uma mão cheia de projetos. São cinco e abrangem os aspetos estratégicos: Terra educa: o caminho para a sustentabilidade; Música no Alto Minho; Experimenta brincando e aprende experimentando; Bom é saber calar até ser tempo de falar e Laboratório de aprendizagens ativas.

Chegamos até aqui em conjunto com a Escola, com o meio, com as instituições, com a família. É em conjunto também que vamos implementar o School4all-Caminha.

Acredito que o caminho para o sucesso na aprendizagem passa por aqui. Também na Educação, o paradigma evoluiu, já não é apenas a família quem educa e a Escola quem instrui. A Educação das crianças e dos jovens é uma responsabilidade de toda a comunidade, porque bem sabemos que não estamos só a formar o profissional, o filho, a mãe, o irmão. Estamos, isso sim, a construir cidadãos.

Então, “bora lá” fazer da aprendizagem um grande desafio e um caminho de felicidade.


Luís Miguel da Silva Mendonça Alves

Presidente da Câmara Municipal de Caminha